Total de visualizações de página

Runas - Elder Futhark





O Elder Futhark (ou Elder Futhark, antiga Futhark, Old Futhark) é a forma mais antiga do alfabeto rúnico , utilizado por tribos germânicas ao noroeste no período de migração dos dialetos germânicos dos séculos 2 a 8 para inscrições em artefatos, como jóias, amuletos , ferramentas, armas e runas . Na Escandinávia, o script foi simplificado para o Futhark mais novo do final do século oitavo, enquanto o anglo-saxões e frísios estenderam o Futhark que eventualmente se tornou o anglo-saxão futhorc após Proto-Inglês / a / desenvolvido para / o / em ambientes nasais .



Ao contrário do Futhark mais novo, que permaneceu em uso até os tempos modernos, o conhecimento de como ler o Elder Futhark foi esquecido, e não foi até 1865 que o estudioso norueguês Sophus Bugge conseguiu decifrá-lo.



Freyr / Freyja 's Aett
Fehu (F:. Gado doméstico, riqueza) Posses venceu ou ganhou, os rendimentos, sorte. Força, abundância financeira no futuro presente ou próximo. Sinal de esperança e abundância, sucesso e felicidade. Sucesso social. De energia, clarividência, fertilidade, criação / destruição (tornar-se). 
Fehu Invertida: perda de bens pessoais, estima, ou algo que você colocou esforço para manter. Ele indica algum tipo de falha. Ganância, atrofia, discórdia. Covardia, estupidez, a pobreza, a escravidão.

Uruz : (U:. Auroch, um boi selvagem) A força física e velocidade, indomável potencial. Um momento de grande energia e saúde. Liberdade, energia, ação, coragem, força, tenacidade, compreensão, sabedoria. Mudanças súbitas ou inesperadas (geralmente para melhor). O desejo sexual, a potência masculina. A formação do poder e do padrão, a formulação do eu. 
Uruz invertida: obsessão Fraqueza, mal orientado força, dominação por outros. Doença, a incoerência, a ignorância. brutalidade, temeridade, insensibilidade, violência.

Thurisaz : (TH:. Thorn ou um gigante) força reativa, força dirigida de destruição e de defesa, conflito. Vontade instintiva, erotismo vital, catalisador regenerativo. A tendência para a mudança. Catarse, purgação fogo, limpeza. Sexualidade masculina, a fecundação. (. Thorr, o deus do trovão, era de estoque gigante)
Thurisaz invertida: Perigo, indefesa, compulsão, traição tédio. Mal, maldade, ódio, tormento, despeito, mentiras. Um homem mau ou mulher.

Ansuz : (R: O Como, ancestral deus, ou seja, Odin). comunicação uma mensagem reveladora. Sinais, inspiração, entusiasmo, fala, visão, verdade, poder de palavras e nomeação. Bênçãos, a tomada de conselho. Boa saúde, harmonia, verdade, sabedoria. Ansuz Invertida : Incompreensão, a ilusão, a manipulação por outros, o tédio. Vaidade e 

Raidho : (R:. Vagão ou carruagem) de viagem, tanto em termos físicos e os de direção estilo de vida. Uma viagem, férias, mudança, evolução, mudança de lugar ou configuração. Vendo uma perspectiva maior. Vendo o movimento certo para você fazer e decidir sobre ela. Ritmo pessoal, ritmo do mundo, a dança da vida.
 Raidho invertida: Crise, rigidez, estase, a injustiça, a irracionalidade. Perturbação, deslocamento, rebaixamento, ilusão, possivelmente uma morte.

Quenaz : (K:.tocha) Visão, revelação, conhecimento, criatividade, inspiração, habilidade técnica. Fogo vital da vida, poder aproveitado, fogo da transformação e regeneração. Poder de criar sua própria realidade, o poder da luz. Aberto a nova força, energia e poder agora. Paixão, amor sexual. 
Quenaz invertida: separação, Doença, instabilidade, falta de criatividade. Nudez, exposição, perda de ilusão e esperança falsa.

Gebo : (G:. Presente)  tanto no sentido de sacrifício e de generosidade, indicando equilíbrio. Todos os assuntos em relação a trocas, incluindo contratos, relacionamentos pessoais e parcerias. 
Gebo (Gebo não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): A ganância, a solidão, a dependência, o sacrifício-over. Obrigação, pedágio, privação de suborno.

Wunjo : (W ou V:. Diversão) Alegria, conforto, prazer. Comunhão, harmonia, prosperidade. Glória, êxtase, recompensa espiritual. Se contido, o significado é sucesso geral e reconhecimento de valor.
Wunjo invertida: embrutecimento, tristeza, luta, alienação.Delirium, intoxicação, possessão por forças superiores, entusiasmo impraticável. Frenesi furioso, berserker.

Aett Heimdall de

Hagalaz : (H:. Hail) Ira da natureza, destrutivas, forças descontroladas, especialmente o tempo, ou dentro do inconsciente. Têmpera, teste de avaliação.Crise controlada, levando a harmonia conclusão, interior. 
Hagalaz (Hagalaz não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): desastres naturais, catástrofes. Perda de estagnação, de poder. Dor, perda, sofrimento, sofrimento, doença, crise.

Nauthiz : (N:. Necessidade) Atrasos, de restrição. Resistência que levou à inovação, força, necessidade-fogo (auto-suficiência). Confusão, angústia, conflito, e a força de vontade para superá-los. Sobrevivência, resistência, determinação. Um tempo para exercitar a paciência. Reconhecimento do próprio destino. Maior auto-iniciada mudança. Enfrente seus medos. 
Nauthiz invertida : restrição de liberdade, angústia, sofrimento, labuta, frouxidão. Extremidade necessariamente, querem, privação, fome, necessidade pobreza fome emocional.

Isa : (I: Gelo). Um desafio ou frustração. Bloqueios psicológicos ao pensamento ou atividade, incluindo queixas. Paralisação, ou uma hora de voltar para dentro e esperar o que está por vir, ou para buscar clareza. Esta runa reforça runas em torno dela. 
Isa (Isa não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): Ego-mania, apatia, cegueira, dissipação. Ilusão traição, engano, traição, fraude, furto, emboscada, parcelas.

Jera : (J ou Y:. Um ano, uma boa colheita) Os resultados de esforços anteriores são realizados. Um tempo de paz e felicidade, estação frutífera. Ele pode romper a estagnação. Esperanças e expectativas de paz e prosperidade. A promessa de sucesso conquistada. Ciclo de vida, padrão cíclico do universo. Tudo muda, no seu próprio tempo. 
Jera (Jera não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): retrocesso súbito, reversões. Uma mudança importante, a repetição, o tempo ruim, pobreza, conflitos.

Eihwaz : (EI: árvore). força, confiabilidade, confiabilidade, credibilidade. Iluminação, resistência. Defesa, proteção. A força motriz para adquirir, fornecer motivação e um senso de propósito. Indica que você definir suas vistas sobre um alvo razoável e pode atingir seus objetivos. Um homem honesto que pode ser invocado. Eihwaz invertida : Confusão, a destruição, a insatisfação, fraqueza.

Perthro : (P: vagina( "o.O "). significado incerto, uma matéria secreta, um mistério, coisas escondidas e habilidades ocultas. Conhecimento iniciação, do próprio destino, o conhecimento das matérias futuras, determinando o futuro ou o seu caminho. Pertencente a coisas femininas, mistérios femininos, incluindo a fertilidade feminina, e vagina. Muito bom companheirismo e alegria. Mudança evolutiva. 
Perthro invertida : estagnação, solidão, mal-estar.

Algiz : (Z ou-R:  proteção). proteção, um escudo. O desejo de proteção para abrigar a si mesmo ou aos outros. Defesa, afastar do mal, protetor, guardião. Conexão com os deuses, despertando, maior de vida. Ele pode ser usado para canalizar as energias de forma adequada. Siga os seus instintos.Mantenha o controle do sucesso ou manter uma posição ganha ou ganha. 
Algiz invertida: perigo oculto, o consumo por forças divinas, perda de ligação divina. Taboo, advertência, afastamento, o que repele.

Sowilo : (S: O sol). honra Sucesso, objetivos alcançados,. A força de vida, de saúde. Uma época em que o poder vai estar disponível para você para mudanças positivas em sua vida, vitória, sucesso, saúde e. O contato entre o eu superior eo inconsciente. Plenitude, poder, força elementar, espada de fogo, fogo de limpeza. 
Sowilo  (Sowilo não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): objetivos falsos, maus conselhos, sucesso falso, credulidade, perda de objetivos. Retribuição, a destruição, a justiça, a expulsão de vaidade. Ira de Deus.


Tiwaz : (T:. Tyr, o deus do céu) Honra, justiça, liderança e autoridade. Análise, racionalidade. Saber onde é uma mentira pontos fortes verdade. Vontade de auto-sacrifício. Vitória e sucesso em qualquer competição ou em questões jurídicas. 
Tiwaz invertida : Um de energia e fluxo criativo são bloqueados. Paralisia mental, mais análise, mais de sacrifício, injustiça, desequilíbrio. Strife, guerra, conflito fracasso, na competição. Paixão cada vez menor, as dificuldades de comunicação, e possivelmente separação.

Berkano : (B: a bétula deusa). Nascimento, fertilidade geral, tanto mental quanto física e crescimento pessoal, de libertação. Poder regenerativo e luz da primavera, a renovação, a promessa de novos começos, um novo crescimento. Excitação do desejo. Um caso de amor ou um novo nascimento. A prosperidade de uma empresa ou empreendimento.
 Berkano invertida: problemas familiares e ou problemas domésticos. A ansiedade sobre alguém próximo a você. Descuido, abandono, perda de controle. Embaçamento da consciência, o engano, a esterilidade, a estagnação.

Ehwaz : (E:. Cavalo, dois cavalos) de Transportes. Pode representar um cavalo, carro, avião, barco ou outro veículo. Movimento e mudança para melhor.Desenvolvimento gradual e constante progresso são indicados. Harmonia, trabalho em equipe, a confiança, a lealdade. Um casamento ideal ou parceria.Confirmação além dúvida os significados das runas em torno dele.
 Ehwaz invertida : Isto não é realmente uma runa negativa. Uma mudança é talvez ansiava. Sentindo-se inquieto ou confinados em uma situação. Pressa imprudente, desarmonia, desconfiança, traição.

Mannaz : (M: O homem, a humanidade). Auto A, o indivíduo ou a raça humana. A sua atitude para com os outros e suas atitudes para você. Amigos e inimigos, de ordem social. Premeditação, inteligência, criar, capacidade, habilidade. Estrutura divina, a inteligência, a consciência. Esperar para receber algum tipo de ajuda ou cooperação agora. 
Mannaz invertida: Depressão, a mortalidade, a cegueira, a auto-ilusão. Astúcia, malícia, manipulação, astúcia, cálculo.

Laguz : (L:. Água) Fluxo, água, mar, uma fonte de fertilidade, o poder de cura de renovação. Energia de vida e crescimento orgânico.Imaginação e assuntos psíquicos. Sonhos, fantasias, mistérios, o desconhecido, o oculto, o profundo, o submundo. Sucesso em viagens ou aquisição, mas com a possibilidade de perda. 
Laguz invertida: A indicação de um período de confusão em sua vida. Você pode tomar decisões erradas e pobres julgamentos. Falta de criatividade e os sentimentos de estar em um barranco. Medo, movimento circular, a evasão, murchando. Loucura, obsessão, desespero, perversidade, doença, suicídio.

Ingwaz : (NG:. Ing, o deus da terra) A fertilidade masculina, gestação, crescimento interno. Virtudes comuns, o senso comum, as forças simples, amor, família, carinho, cuidado humano, o lar. Descanse fase, um momento de alívio, de nenhuma ansiedade. Um tempo em que todas as cordas soltas são amarradas e você está livre para se mover em uma nova direção. Ouça a si mesmo.
 Ingwaz  (Ingwaz não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): Impotência, movimento sem mudança. Produção, labuta, trabalho.

Dagaz : (De dia ou de madrugada): despertar, consciência. Clareza luz do dia, em oposição à incerteza noturno. Um tempo para planejar ou embarcar em uma empresa. O poder da mudança dirigida por sua própria vontade, transformação. Esperança / felicidade, o ideal. Segurança e certeza.Crescimento e liberação. Ponto de equilíbrio, o lugar onde os opostos se encontram.
 Dagaz (Dagaz não pode ser revertida, mas pode estar na oposição): A conclusão, fim, limite, fechando o círculo. Cegueira, falta de esperança.

Othala : (O:. Propriedade Ancestral) Herdado propriedade ou bens, uma casa, um lar. O que é verdadeiramente importante. Ordem do grupo, prosperidade do grupo. Terra de nascimento, herança espiritual, experiência e valores fundamentais. Ajudar na caminhada espiritual e física. Fonte de aumento da segurança, e da abundância. 
Othala invertida: Falta de ordem habitual, o totalitarismo, a escravidão, a pobreza sem abrigo. Karma ruim, prejuízo, espírito de clã, provincianismo. O que um homem está vinculado.

Runa em branco : Não há suporte histórico para a "Blank Rune" na adivinhação rúnica. Ela foi inventada na década de 1980. Não deve ser usado em uma fundição rune. Se você comprou um conjunto de runas com uma folha em branco, salve-o no caso de você perder outra peça runa, mas não usá-lo no rune fundição.

Na escrita rúnica, um espaço, um único ponto (.) Ou dois pontos (:) pode quebrar os símbolos ou palavras. Às vezes, nenhuma ruptura foi usada e os símbolos de runas todos correm juntos. A escrita rúnica pode ser executado da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda, algumas vezes, até mesmo de cima para baixo ou o contrário. Ele torna a interpretação da escrita rúnica difícil, especialmente porque símbolos rúnicos e as línguas mudaram ao longo dos anos. Mesmo os futharks mudaram ao longo do tempo. É por isso que antigas inscrições rúnicas são muitas vezes frequentemente obscura ou podem ser interpretados de várias formas. O que se segue é um " nid runa ", uma maldição mágica, que demonstra os intervalos.
Independentemente da linguagem utilizada, ou o futhark usado, ou o estilo de escrita utilizado, ninguém nunca usou um "branco" runa.



Pronuncia do nome das Runas

Runa
NomeCartaValor fonético

Fehu

Fehu
"fay-quem"

F

f como em "fogo"

Uruz

Uruz
"ooo-Rooze"

U

oo como em "bebida" (pode ser pronunciado: oo como em "livro")

Thurisaz

Thurisaz
"Thoor-ee-serras"

TH

unvoiced ª como em "espinho" (nunca ª como em "o")
AnsuzAnsuz
"awn-sooze

A

uma como em "toldo", "ligar" ou "lei"

Raidho

Raidho
"centeio, embora

R

r como em "passeio"
QuenazQuenaz
"kane-awze

K ou C

k como em "chute", ou c duro como em "cana".
GeboGebo
"gay-boe"
ou "yee-boe"

G

g duro como em "dom", y como em "sim", ou silenciosa
WunjoWunjo
"woon-yo"

W ou V 

w como em "quente", com os lábios juntos, quase como um "v".
HagalazHagalaz
"haw-GAW-leis"

H

h como em "hail", aspirado "h", como em Inglês moderno
NauthizNauthiz
"agora esses"

N

n como em "necessidade"
IsaIsa
"ee-vi"

Eu

ee como em "sono"
JeraJera
"yare temor"

J ou Y

y como em "ano" ou j como em "mandíbula".
EihwazEihwaz "olho wawz"

EI

i como em "orgulho", possivelmente i curto como em "picareta"
PerthroPerthro
"perth-fila"

P

p como em "poema"
AlgizAlgiz
"tudo yeese"
ou Elhaz "ale-hawz"

Z ou-R

z ou definitiva R
SowiloSowilo
"soe-wee-baixo"

S

s como em "sol"
TiwazTiwaz
"chá-wawz"

T

t como em "Terça-feira"
BerkanoBerkano
"urso-kawn-oh"

B

b como em "bétula"
EhwazEhwaz
"ay-wawz"
ou Ehwo
"ay-woh"

E

uma como em "dia"
MannazMannaz
"Mawn-nawz"

M

m como em "humanidade"
LaguzLaguz
"lei Gooze"

L

l como em "vida"
IngwazIngwaz
"eeeng-wawz"

NG

som nasal como ng em "cantor"
DagazDagaz
"degelo gaze"

D

ª voz como em "o" (nunca surda ª como em "grosso") ou d como em "cachorro"
OthalaOthala
"juramento de admiração-lei"

O

O como em "juramento"
Desde o símbolo Algiz pode representar uma final de rolamento-R em vez de um Z, pode-se substituir esse som onde quer que um Z aparece acima.
Existem tantas pronúncias diferentes do Elder Futhark runa soa como há autores rúnicos. Uma vez que os nomes são modernos recriações do que é referido como "proto-indo-europeu", que não existe mais (ou talvez nunca existiu).
O site da Woden de Harrow contém o Real Audio arquivos de som do Elder Futhark .



2 comentários:

  1. Esse pronunciamento está traduzido, seria bom se consertasse kkkk "K como em 'chute"
    "FEHU = Fay-QUEM(?)"
    Traduziram o texto pro português mas esquecerem uns detalhes, mas de resto está muito bom, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. http://nordicwiccan.blogspot.com/2015/03/rune-sets.html

    ResponderExcluir